terça-feira, 4 de março de 2025

Campo da Barca e a antiga bomba de gasolina sobre a ribeira



Esta foto foi tirada no campo da barca perto da pequena ponte que dá para a rua do visconde de anadia, na minha parte direita (onde não é possivel avistar) há um jardim que está em remodelação, e no eixo sul desta rua (á esquerda) também há outro jardim com bancos, a esquadra da policia situa-se também aqui á esquerda. 
Até o dia 20 de Fevereiro de 2010 havia uma bomba de gasolina sobre a ribeira mais propriamente no lado esquerdo da pequena ponte, a bomba já teria pertencido á Shell e anos depois pertenceu á Repsol até o dia das enchentes que destruiram a bomba e levaram com que a estrutura fosse abatida. Era uma bomba de gasolina de bom acesso e das mais centrais na cidade do Funchal, já lá estava há muitos anos e não houve sequer ideia de voltar a refazê-la porque provavelmente o dia das enchentes serviu de lição para mostrar que ali não era o sitio mais apropriado para ter uma estrutura daquelas.
Um dos principais fatores daquele incidente de larga escala para muitos foram razões como uma má gestão e limpeza das serras  e um mau preparo estrutural das principais ribeiras da cidade, na qual foram desde então muito bem modificadas e melhoradas, pois já tivemos dias muito chuvosos e com muito entulho a descer das zonas altas e que fluiram muito bem para o Mar. 
 
Em baixo deixo um video do dia 20 de Fevereiro em que é possivel ver a bomba de gasolina no meio dos entulhos e na confussão de água a circular, o video foi filmado do outro lado da pequena ponte.

 
 
 

Video pertence a este canal: 

Sem comentários:

Enviar um comentário